Precisa de uma boa ferramenta de gestão? Conheça o Trello!

Você é adepto da agenda, dos post-its, do bloco de nota e tudo mais que conhece pra tentar manter a organização dos seus projetos e da sua vida pessoal?

E se eu te contar que é possível em uma única ferramenta manter um controle fácil e organizado de tudo que você precisa fazer, e ainda manter uma gestão integrada com a sua equipe? Conheça o Trello!

Descobrindo o Trello

O Trello funciona como uma espécie de quadro de post-its digital. Nele você pode criar vários quadros, que podem ser divididos por tarefas, times, assuntos, etc. Se você tem uma equipe de criação e uma de planejamento, por exemplo, cada uma pode ter um quadro de tarefas.

Quadros do Trello

Dentro de cada quadro existem as listas e os cards. Todos eles são 100% editáveis, ou seja, você quem escolhe os nomes e quantos cards ou listas cada quadro pode ter. Assim pode criar uma dinâmica que melhor se enquadre nas suas necessidades.

Por exemplo, pode utilizar o método do GTD que já falamos por aqui, para organizar suas tasks entre o que deve ser feito, o que é referência, e quais as etapas de cada coisa. Legal, né?

Outra facilidade são as etiquetas. Essas faixinhas coloridas representam indicadores que você mesmo escolhe, é ótimo para criar gestão de projetos e sinalizar por exemplo, o que já está aprovado e o que foi reprovado, por exemplo.

Labels do Trello

Criando tarefas no Trello

Quando você cria um card de tarefa, existem diversas possibilidades dentro deles. Algumas nativas, e outras por meio de plugins. Dentro de um card você pode:

  • Colocar uma data de entrega;
  • Adicionar membros responsáveis;
  • Criar uma descrição;
  • Criar um checklists de entregas;
  • Anexar arquivos, fotos e vídeos;
  • Marcar pessoas, fazer comentários e registrar todo o processo de criação;
  • Inserir etiquetas sinalizadoras;
  • Copiar ou mover para outros quadros ou listas do Trello.
Card do Trello

Deixando seu Trello ainda mais eficiente

Como já falamos, o Trello possui diversos plugins que fazem integração com outras plataformas e que podem facilitar várias de suas tarefas. Conheça algumas delas:

Slack

O Slack é uma ferramenta de comunicação entre times, uma espécie de chat online. Ali você cria seus times e tem um canal mais rápido de conversa entre equipes, que são criadas conforme cada projeto ou gestão.

Power-up do Slack

Google Drive

Essa ferramenta super conhecida pode ser integrada ao Trello. Assim, é possível criar um doc diretamente do card que vai ser automaticamente adicionado ao seu Drive. Também é possível upar um documento diretamente do drive, para o quadro.

Power-up do Google Drive

Time in List

Essa ferramenta mostra quanto tempo um card está na mesma lista e no mesmo quadro. Assim, você tem um controle sobre o tempo gasto em uma tarefa. Ou quanto tempo levou para ela passar de “criada” até a lista “concluída”, por exemplo.

Power-up Time in List

Essas são só alguns dos plugins disponíveis. Se quiser conhecer mais, acesse os Power-Ups do Trello!

Por que devo utilizar o Trello em minha gestão?

Uma das melhores coisas do Trello é que ele é de graça! Até existe uma versão paga, mas no plano free você já consegue desfrutar de praticamente todas as facilidades. O número de usuários é ilimitado, e você pode convidar pessoas de fora da sua equipe para que tenham acesso somente a cards específicos.

Além disso tudo, é uma ferramenta super simples e intuitiva, que você pode utilizar tanto para organização profissional, como pessoal.

Agora, pra saber mais do porque o Trello é a ferramenta ideal para fazer sua gestão de projetos, só testando, né? Bora?!